O conceito mais moderno de líder é aquele que tem a capacidade de organizar todos os membros da equipe e direcioná-los para objetivos da empresa.
Para melhorar nosso papel de líder devemos melhorar e desenvolver algumas características:
Conhecer a si mesmo e aos seus colaboradores.
Conhecer nossas forças e as forças de cada membro da equipe, ajuda nas relações interpessoais, a montar um time que se complemente de forma que as maiores forças de um complemente as fraquezas do outro, que tem noção do contínuo da maturidade, e ajuda no processo de sair da dependência até chegar à interdependência.
Interdependência. Pronome é NÒS
Independência. Pronome é EU
Dependência. Pronome é ELE
Estabelecer metas, desafios e colocar a equipe participando deste processo.
2° O estabelecimento de metas é fundamental para direcionar a empresa /clínica para a direção correta de forma que todos os colaboradores tenham consciência de onde estão indo.
A meta SMART é uma ótima ferramenta para ajudar nesta característica
S – Específica
M – Mensurável
A – Atingível
R – Relevante
T – Temporal
Desenvolver o potencial do time, buscando complementaridade
Um time forte que faz de indivíduos capazes e competentes para exercer o papel esperado dentro do processo interno da clínica.
Por muito tempo colocamos a culpa nos colaboradores por não exercerem de forma correta seus papéis, mas hoje, as perguntas se voltam para o líder.
O que eu tenho feito para desenvolver os membros da minha equipe?
O que posso oferecer para que o potencial do colaborador X ou Z possa aflorar e que ele possa brilhar?
O líder é o responsável pela criação, manutenção e a melhoria da cultura organizacional da clínica montando um time forte, a partir de treinamentos, mantendo os valores da clínica como direção dos processos, de forma que os colaboradores exerçam o papel esperado a partir de combinações prévias.
Criar uma rotina de acompanhamento e feedback.
Em todo o mundo e em todas as empresas, a execução do plano de ação é o maior desafio.
Para que o plano de ação por meio dos processos internos nos leve a meta estabelecida, implantar nas nossas clínicas uma rotina de reuniões semanais e reuniões periódicas individuais será fundamental para acompanhar, medir e melhorar os comportamentos e ações dos nossos colaboradores.
Na jornada aprenderemos em como delegar funções e promover o acompanhamento dos colaboradores na medida certa gerando engajamento.
O líder, você dentista no nosso caso, é o responsável em fazer a engrenagem girar, gerar o crescimento individual dos colaboradores e da clínica, criando um ambiente de confiança no qual, todos saibam o que esperar de cada um do time e o poder que o grupo possui.
GESTÃO FINANCEIRA
Planejar investimentos.
Precificação dos tratamentos.
Ticket médio.
GESTÃO DE PESSOAS
Administrar o capital humano que temos no nosso time de colaboradores, fazer a partir de técnicas e ferramentas que os objetivos individuais de cada um conciliem com os objetivos da clínica.
Será que sabemos quais são os fatores que realmente motivam e desmotivam os colaboradores?
Contratar, manter, promover crescimento individual, este é o nosso desafio.