Liderança e Gestão Para Clínicas odontológicas

O conceito mais moderno de líder é aquele que tem a capacidade de organizar todos os membros da equipe e direcioná-los para objetivos da empresa. 

Para melhorar nosso papel de líder devemos melhorar e desenvolver algumas características: 

Conhecer a si mesmo e aos seus colaboradores. 

Conhecer nossas forças e as forças de cada membro da equipe, ajuda nas relações interpessoais, a montar um time que se complemente de forma que as maiores forças de um complemente as fraquezas do outro, que tem noção do contínuo da maturidade, e ajuda no processo de sair da dependência até chegar à interdependência.

Interdependência. Pronome é NÒS 

Independência. Pronome é EU

Dependência. Pronome é ELE

Estabelecer metas, desafios e colocar a equipe participando deste processo. 

2° O estabelecimento de metas é fundamental para direcionar a empresa /clínica para a direção correta de forma que todos os colaboradores tenham consciência de onde estão indo. 

A meta SMART é uma ótima ferramenta para ajudar nesta característica

S – Específica 

M – Mensurável 

A – Atingível 

R – Relevante 

T – Temporal

Desenvolver o potencial do time, buscando complementaridade 

Um time forte que faz de indivíduos capazes e competentes para exercer o papel esperado dentro do processo interno da clínica. 

Por muito tempo colocamos a culpa nos colaboradores por não exercerem de forma correta seus papéis, mas hoje, as perguntas se voltam para o líder. 

O que eu tenho feito para desenvolver os membros da minha equipe? 

O que posso oferecer para que o potencial do colaborador X ou Z possa aflorar e que ele possa brilhar? 

O líder é o responsável pela criação, manutenção e a melhoria da cultura organizacional da clínica montando um time forte, a partir de treinamentos, mantendo os valores da clínica como direção dos processos, de forma que os colaboradores exerçam o papel esperado a partir de combinações prévias. 

Criar uma rotina de acompanhamento e feedback. 

Em todo o mundo e em todas as empresas, a execução do plano de ação é o maior desafio. 

Para que o plano de ação por meio dos processos internos nos leve a meta estabelecida, implantar nas nossas clínicas uma rotina de reuniões semanais e reuniões periódicas individuais será fundamental para acompanhar, medir e melhorar os comportamentos e ações dos nossos colaboradores. 

Na jornada aprenderemos em como delegar funções e promover o acompanhamento dos colaboradores na medida certa gerando engajamento. 

O líder, você dentista no nosso caso, é o responsável em fazer a engrenagem girar, gerar o crescimento individual dos colaboradores e da clínica, criando um ambiente de confiança no qual, todos saibam o que esperar de cada um do time e o poder que o grupo possui. 

GESTÃO FINANCEIRA 

       Planejar investimentos. 

       Precificação dos tratamentos. 

       Ticket médio. 

GESTÃO DE PESSOAS 

Administrar o capital humano que temos no nosso time de colaboradores, fazer a partir de técnicas e ferramentas que os objetivos individuais de cada um conciliem com os objetivos da clínica. 

Será que sabemos quais são os fatores que realmente motivam e desmotivam os colaboradores? 

Contratar, manter, promover crescimento individual, este é o nosso desafio.

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