Pontos-Gatilho
Os pontos-gatilho são definidos como nódulos de alta irritabilidade presentes em músculos estriados esqueléticos.
Tais pontos apresentam tamanho variável de acordo com o músculo acometido e são tão sensíveis que, diante da palpação, o paciente pode se retrair e apresentar espasmos.
Podem estar presentes em qualquer faixa etária, incluindo bebês e crianças, e não há distinção de sexo.
Fatores externos como idade, morfologia do corpo, postura, ganho de peso, malformações congênitas, dentre outros, podem influenciar na formação e manifestação dos pontos-gatilho.
Entendendo sobre os músculos estriados esqueléticos:
- Esse tipo de músculo tem como principal função a promoção de movimentos a partir da contração e relaxamento;
- Os músculos se ligam aos ossos por meio de tendões;
- A extremidade muscular que se fixa no osso mais estável é denominada origem;
- A extremidade oposta, que se fixa no osso que movimenta, é denominada inserção;
As fibras musculares são as unidades funcionais dos músculos estriados esqueléticos. Essas fibras são agrupadas em feixes e estes, por sua vez, se agrupam para formar o músculo;
Os elementos contráteis das fibras musculares são denominados miofibrilas e são compostos por proteínas actina e miosina;
Cada grupo de actina-miosina é chamado de sarcômero.
Tendo isso em mente, os pontos-gatilho costumam se manifestar onde os sarcômeros se tornam muito ativos. A causa específica ainda não foi descoberta, mas pode estar associada aos seguintes fatores:
- Produção elevada de acetilcolina
- Liberação excessiva de cálcio
- Hipertensão
- Estresse
- Hiperestimulação neurológica localizada
Independente da causa, os filamentos de actina param de deslizar sobre os filamentos de miosina. O prolongamento dessa situação leva a alterações químicas locais com consequente fadiga muscular. Objetivando resolver a situação, é desencadeado um processo inflamatório local que provoca o aumento da sensibilidade na região.
A principal sintomatologia dos pontos-gatilho é a chamada dor referida, ou seja, a dor sentida em um local diferente da origem do problema. Como exemplo temos a dor desencadeada em caso de ataque cardíaco que, em geral, não é sentida no tórax, mas sim no membro superior esquerdo.
No caso dos pontos-gatilho, a dor referida é relatada como profunda e contínua, podendo aumentar de acordo com a intensidade da estimulação da região.
Outros sinais e sintomas incluem:
- Hipersalivação
- Lacrimejamento contínuo involuntário
- Conjuntivite
- Queda da pálpebra superior
- Embaçamento da visão
- Aumento da secreção nasal
- Arrepios na pele
O exame para identificação dos pontos-gatilho pode ser feito com o paciente sentado ou deitado, a depender da área a ser avaliada e do tipo de músculo. Na sequência, pode ser feita a palpação do nódulo ou banda rígida, com verificação simultânea da presença de espasmos ou relato de dor referida.
O tratamento pode incluir a liberação miofascial, acupuntura, estimulação elétrica, laser, terapia com ventosas, alongamento miofascial etc.